quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pode anotar no seu caderninho


Acho que Patrícia Schultz, que organizou o guia 1.000 lugares para conhecer antes de morrer, nunca foi à Eslovênia. Aliás, nunca deve ter ido a nenhum dos países balcânicos, ou não teria deixado passar sem registro algumas das belezas que tive a oportunidade de visitar.


Hoje quero falar de duas, ambas na Eslovênia.


A primeira é o Lago de Bled.


Já vi muitos lagos na minha vida, perto de casa até existe um. Mas nunca vi um lago tão lindo como o Lago de Bled. Até duvido que exista.


Fica a uns 50 km de Ljubljana, é grande e completamente azul. No verão é usado para a prática de esportes náuticos, já foi palco de alguns campeonatos mundiais de canoagem. No inverno o lago congela e vira ringue de patinação. Chega a 30 metros de profundidade.


Tudo é lindo por lá, a paisagem alpina enche as vistas: montanhas, florestas, uma vila charmosa, o lago e um castelo do século XI que hoje abriga um museu.









No meio do lago existe uma ilha onde  se chega de barco a remo.  São 99 degraus até a igrejinha de Santa Maria, do século XVI.



O ex-presidente Tito, da Iugoslávia, gostava de veranear por ali. Ele tinha bom gosto, sabia das coisas.  

A segunda beleza do post de hoje é a Gruta de Postojna.

São 20 km de galerias. Os visitantes percorrem uns 2 km de trenzinho e continuam a pé por mais 1 km e meio. A caminhada é feita por uma passarela de cimento antiderrapante de fazer inveja a qualquer um que algum dia tenha precisado de um piso antiderrapante. Quinhentas mil pessoas transitam por ali anualmente, ninguém escorrega.


Não consegui nenhuma foto apresentável  do interior da gruta.  Isso é só para profissionais.  Mas o caminho de acesso é bem bonito, e do lado de fora existem várias lojinhas de souvenirs.


 
 
A 10 km da gruta pode-se visitar o Castelo Predjama (mais um castelo!), belíssimo, encravado na rocha.  Foi construído por volta do século XII ou XIII e também é um museu.


Anotou?

4 comentários:

  1. Tudo tão lindo! Parece filme de Poliana e decoração de porcelana. =)

    Filha.

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda de volta às terras candangas Mazé!
    Lindas as fotos.
    Edu.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Passo aqui rapidinho pra te dizer que gostei muito dos teus comentários que li até agora!
    Achei muito fofa a cidade de Bled! Chegaste a provar a kremšnita? Tipo um mil folhas. Nossa, é muito gostoso e bem melhor que o de Samobor, na Croácia (cidade famosa por este doce).

    Abraço,
    Marília

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marília.
    Não provei, mas ouvi falar. Vai ficar Prá próxima...
    ;-)

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.