terça-feira, 17 de maio de 2011

Na Eslovênia

A Eslovênia foi o primeiro país a se separar da antiga Iugoslávia, e conquistou sua independência em 1991, depois de 10 dias de guerra. Para os padrões da região, é pouca guerra.

Até então, o país nunca havia sido independente. Foi ocupado por romanos, otomanos, venezianos, húngaros e austríacos até ser incorporado ao Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos em 1918, depois da primeira guerra mundial.

De todos os países nascidos do desmembramento da Iugoslávia, a Eslovênia até agora foi o único aceito na União Européia, o que provoca um ciúme danado na vizinha Croácia.

A Eslovênia possui um litoral minúsculo, espremido entre a Itália e a Croácia. O tamanho varia, dependendo da fonte consultada, entre 26 e 46,6 km. Não tem praias, mas tem um porto.

Sua capital é Ljubljana, nome impronunciável enquanto não se descobre que por lá o “j” tem som de “i”. Em bom português, Liubliana.

É uma cidade interessante, pequena porém decente. Desenvolveu-se ao longo do rio Ljubljanika, onde existe um calçadão cheio de barzinhos e gente andando de bicicleta.





Turistas que têm crianças prá carregar ou problemas de locomoção podem usar gratuitamente um carrinho oferecido pela Prefeitura.  Muito civilizado.
 
 
A arquitetura é bem eclética. Tem construções no estilo art nouveaux  ...



E um castelo medieval, por onde se sobe por um elevador panorâmico inclinado, quase um teleférico.




Assim é Ljubljana vista do castelo. As montanhas nevadas ao fundo fazem parte dos Alpes, são motivo de orgulho e estão representadas na bandeira nacional.




=======================




===========================


Agora preste atenção nessa imagem. O que você vê?



Os eslovenos são altos, mas nem tanto. Nesse caso o arquiteto exagerou. O sujeito precisaria ter o braço muito comprido para, sentado no posto de trabalho, conseguir alcançar o papel higiênico pendurado na parede oposta.  


4 comentários:

  1. Eles devem ter muita habilidade com os pés. Deve ser o mesmo arquiteto do castelo medieval.

    Maurilio

    ResponderExcluir
  2. Achei a cidade tão bonita! Que bela viagem, Mazé, muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Ljubljana! Acho muito fofa, pequeninha, cheia de bicicletas e cafés!Só que a língua é muito complicada!!!
    Abraço,
    Marília
    P.S É incrível como em 2 h e pouco se cruza o país! As distâncias aqui são muito diferentes das nossas! E a costa deles é realmente muito pequena.Acho que perde só pra da Bósnia que tem uns 20km...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marília
    Vou falar sobre a Bósnia também, qualquer dia desses. Estou me organizando... Aguarde os próximos capítulos em breve, neste mesmo bat canal.

    ResponderExcluir

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.