segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Trabzon






Trabzon  é  uma  cidade portuária do litoral norte da Turquia,  na costa do Mar Negro, com cerca de 250 mil habitantes.  Fica a uns 750 km de Ancara e é sede de um dos mais importantes clubes de futebol do país,  o  Trabzonspor.

Sua principal atração turística é o Museu de Hagia Sofia, homônimo do famoso museu de Istambul, mas muito menos conhecido.  

A construção data do Século XIII. Nasceu como igreja ortodoxa, virou mesquita, teve seus afrescos cobertos, foi usada como depósito durante a 1ª guerra, virou mesquita novamente e, em 1964, foi transformada em museu.  

O resultado de tantas intervenções é de chorar de tristeza.  Um desmazelo.  Os afrescos foram redescobertos e  “recuperados” de maneira tosca.  A conservação é precária e o local serve de abrigo a uma família de pombos.  

Hagia Sofia: Bonita e maltratada. 

 O jardim, estilo nada a ver, não permite um bom ângulo para fotos.

O campanário é do século XV e estava fechado. 

Muita coisa riscada e descascada. Esse painel foi visivelmente repintado.  

 Como chove em Trabizon! Em frente, não dá prá ver, o Mar Negro.


==============

O aparente "mau humor" deste post é para ilustrar o meu desapontamento com a Hagia Sofia de Trabzon. Foi a reação que tive ao ver coisas tão preciosas tratadas com tanto descaso. 
Na verdade, as condições do museu não são muito diferentes das condições da maioria dos locais de interesse turístico da Turquia. São lindos, com grande potencial e muito mal cuidados. Com raras exceções, a infra-estrutura é extremamente precária. 
Quanto à necessidade de conservação, alguém por lá deve pensar que, se duraram até hoje, não devem estragar facilmente. Pelo menos, não antes da aposentadoria do gerente ou do fim do mandato do Ministro.

==============

Mas, para um final feliz:


Esse tipo de joalheria é feito com fios de prata muito finos, trançados à mão com ajuda de uma agulha. Depois de preparadas as "cordinhas",  são feitos os nós e as amarrações, eventualmente intercaladas com turquesas. Muito lindo, muito delicado, muito típico da região de Trabzon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog está fechado. Obrigada pela visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.